Canais
por www.vocesa.com.br
"Precisamos ser mais arrojados"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou ousadia dos empresários e da sociedade para atrair investimentos estrangeiros para o Brasil. "O que nós precisamos é ter mais ousadia, ser mais arrojados, viajar mais para esses países, fazer com que nossos produtos possam ter mais acesso à Europa e aos Estados Unidos", afirmou o presidente, que estava participando da cerimônia que comemorou a produção de 15 milhões de carros da Volkswagen no país. A cerimônia foi realizada em São Bernardo do Campo (SP), no último dia 2 de maio.

Para Lula, o país tem capacidade de competir com outras nações. Ele citou, como exemplo, os 15 novos integrantes da União Européia. De acordo com o presidente, o país pode impedir que esses países se transformem em um "chamariz de investimento" europeu. "Nós é que temos que conquistar essa competitividade. Nós é que temos que colocar os nosso produtos com mais qualidade, tecnologia e a um preço acessível e competitivo. Nós temos condições de fazer isso", enfatizou.

O presidente aproveitou a ocasião para atribuir a desvalorização do dólar à política econômica dos Estados Unidos. "A gente deveria fazer uma comitiva para ir se queixar do câmbio onde efetivamente está a razão da desvalorização do dólar, que não é no Brasil. Todo empresário sabe que o câmbio tem um problema com a política americana, e não é um problema para que nós resolvamos do jeito que alguns imaginam", disse.

Lula ressaltou, porém, que as oscilações do câmbio não têm afetado o desempenho das indústrias nacionais. "Ao mesmo tempo, com o câmbio da forma que está, salvo alguns setores da indústria brasileira, o restante continua não apenas produzindo bem, mas exportando muito bem, e o resultado é a nossa balança comercial", enfatizou.

Fonte: Agência Brasil