Canais
por www.vocesa.com.br
Seu plano de carreira
Seu plano de carreira.
Seu plano de carreira e o album de figurinhas

Por Marcus Garcia de Almeida

Este último texto encerra uma série de sete artigos que propõe a você uma reflexão sobre a carreira e o seu projeto pessoal. Quando os objetivos pessoais estão claros e priorizados e o autoconhecimento estruturado, o profissional pode começar a trabalhar com a história do "álbum de figurinhas".

Gosto muito de citar essa história por ela se tratar de um assunto que nos remete à infância e a magia que exerce até os dias de hoje sobre todos, indistintamente. É uma imagem mental que considero perfeita para se comparar à busca de planejamento de carreira. Conforme eu for relatando esta parábola, deixo você completamente à vontade para traçar o paralelo que melhor lhe convir em relação à sua carreira. Álbuns de figurinhas (cromos) são lançamentos editoriais que vão a busca de uma demanda que surge por conta de um momento vivido pela sociedade. Um filme é lançado e faz enorme sucesso de bilheteria ganhando espaço na mídia, logo, lá está ele, o álbum de cromos coloridos autocolantes para a alegria da petizada e de muita gente grande também. O time conquistou Campeonato Brasileiro de Futebol, lá está ele novamente, o álbum de figurinhas. A história se repete com personagens de desenho animado, novelas, jogos de computador, celebridades, automóveis, histórias em quadrinhos e por aí vai.

É quando o problema começa. Lá na escola, no grupo de colegas do ensino fundamental, eles estão disputando no "jogo de bafo" ou "bate e vira" aquelas figurinhas repetidas, mais comuns, que já estão em seus respectivos álbuns, apenas para se divertir. Outros, mais cuidadosos com sua coleção, oferecem algumas figurinhas um pouco mais difíceis em troca de outras que ainda não tem visando deixar seu álbum mais cheio que o dos colegas. Tem ainda aqueles que não têm cuidado com seu álbum e o colocam no meio dos cadernos de qualquer forma deixando-o todo amassado e amassando também os cromos que perdem o valor e não podem sequer ser trocados.

Outro tipo de colecionador é o aficionado, que para ver sua coleção completa é capaz de mil peripécias para conseguir aquela figurinha difícil. Chega a gastar todo o seu dinheiro comprando envelopes e mais envelopes na tentativa desesperada de preencher seu álbum. Em casos extremos pode até furtar para conseguir seu intento. É o tipo que tem sempre muitas figurinhas para trocar ou por em disputa num jogo de bafo.

Mas há uma figurinha realmente difícil de conseguir. A figurinha carimbada. Quem a encontrar receberá da editora um álbum completo. Novinho em folha, com todos os cromos colados com capricho e zelo. É o sonho do colecionador. Poucos conseguirão.

Os menos afortunados, que não encontrarem a figurinha carimbada, também terão a chance de ter seu álbum completado, mas terão que se esforçar muito mais para isto podendo chegar ao final da publicação sem nunca verem seu álbum preenchido. Quando isso acontece nosso incansável colecionador pode simplesmente se conformar com seu álbum incompleto, faltando uma ou duas figurinhas, ou pode começar tudo de novo, em uma nova publicação, um novo álbum, com novos cromos e temas para os quais buscará através da sorte grande tirar a figurinha carimbada, ou de conseguir completar o álbum encontrando todas as figurinhas envelope por envelope, trocando figurinhas repetidas ou disputando no jogo do bafo.

É um grande ciclo. A carreira de cada um é um verdadeiro álbum de figurinhas. O sucesso que se almeja, a conquista da felicidade é ver o álbum ser completado, bonito, ilibado, de causar inveja a todos que o contemplam.

Como está o álbum de figurinhas de sua carreira? Problemas? Então aí vão algumas dicas rápidas:

- Veja que aderência possui sua escolaridade em relação aos seus objetivos. Se você se formou em medicina e está exercendo a profissão de economista isto revela ou que você jamais quis ser médico ou que você é um economista de pouco talento ou parca formação.

- Você tem uma rede de relacionamento trabalhando por você? O networking é a diferença entre um profissional com visibilidade perante o mercado ou um ilustre desconhecido batendo de porta em porta. Não seja uma ilha.

- Fluência em idiomas. Não adianta ir contra a correnteza. Ela é muito forte e vai arrastar você. Um segundo idioma é importante.

- O que você sabe fazer é suficiente para o que o mercado pede?

- Saiba escolher os desafios que se apresentam. Já falamos que é importante saber dizer não se o que lhe for oferecido não tem aderência à sua área.

- Sua competência profissional e seus saberes aplicados são uma mercadoria. Toda mercadoria precisa de uma embalagem, um conteúdo e um plano de marketing. Cuide de sua imagem, visibilidade perante o público de sua área, de suas relações profissionais e tenha trânsito livre em congressos, eventos, reuniões, feiras de negócios. Apareça e procure fazer a diferença.

- Cuide de sua vida pessoal com cuidado. Lembre a regrinha dos "quartos ociosos". Desenvolva um plano de carreira. Seja feliz.